Já há algum tempo que não vos escrevo… e hoje, dia de páscoa, como muito para fazer… ainda assim, arranjei tempo para vir partilhar convosco um excerto que li de um livro. O livro a que me refiro é de um autor brasileiro, com nome de Nuno Cobra JR, e o titulo é “O músculo da alma, a chave para a sabedoria corporal”. Deixo-vos aqui o link para o seu site: https://nunocobrajr.com.br/
Nuno, se um dia vieres ler isto, agradeço desde já tamanhas palavras naquele capitulo. Amei e por isso resolvo partilhar com as minhas (meus) clientes, leitoras(os), seguidoras(es).
Vou citar o capitulo na integra, logo em brasileiro.
Capitulo: O TEMPO É EMOCIONAL
“Eu nunca me esqueço de uma observação feita por um aluno, um empresário bastante estressado que vivia inteiramente para o trabalho. Ele comia de forma acelerada e compulsiva, era obeso e não tinha tempo e disposição para sequer fazer uma caminhada leve.
Na época, ele me disse: “Nuno, eu preciso quebrar este padrão em que eu vivo, ou então, este padrão irá me quebrar”.
Se não tomarmos as rédeas da vida, em relação à forma como utilizamos o nosso tempo, seremos engolidos pelo trabalho.
Um conceito muito importante neste processo de quebra de padrões e mudança de hábitos é a “priorização”.
Para ser mais exato, gostaria que você respondesse com sinceridade a seguinte questão: quantas vezes o seu próprio nome aparece na sua agenda? Pois é, se você não aparece em sua própria agenda, você não existe!
O primeiro passo, então, será “existir”. Mas, como priorizar a mim mesmo? muitas pessoas me perguntam.
Criar uma agenda pessoal de cuidados essenciais é o maior investimento que você pode fazer. Nada lhe renderá tanto! A valorização na produtividade, humor, bem-estar e disposição chega, em certos casos, a ser de 300% ao ano ou mais. Tudo em nossa vida depende do nosso equilíbrio pessoal, como o trabalho, a família e a prosperidade, entre outros. Costumo dizer que, assim como em um avião em turbulência, primeiro, coloque a máscara de oxigênio em você, para, depois, poder ajudar o outro.
Colocar seu nome em sua agenda e priorizar a si mesmo, transformando este compromisso em algo sagrado, é o primeiro passo para tudo começar a acontecer.
No entanto, existem certos problemas que enfrentamos quando marcamos um compromisso com nós mesmos. Nós podemos faltar. De certa forma, ele passa a ser visto como algo menos importante. Como a negociação é interna, nós podemos acabar enganando e negligenciando a nós mesmos. Por exemplo: nós inventamos diversas desculpas e razões para não nos dedicarmos à atividade física.
A nossa mente – sempre esperta e ligeira – cria formas sorrateiras e eficientes de auto engano para nos convencer de que carecemos de certas qualidades e recursos ou de que dependemos de um cenário ideal. Uma situação que acaba nunca se concretizando. Desta maneira, podemos seguir tranquilos com nossos padrões habituais, o que se torna muito mais fácil e confortável para as soluções de curto prazo. Aliás, é exatamente isso o que a nossa mente busca o tempo todo: soluções rápidas para resolver os problemas.
Basicamente, quando o nosso foco de vida está direcionado para o trabalho e outros afazeres, a nossa mente procura eliminar os outros focos de “distração”, articulando, assim, conceitos e teorias para enganar a si mesma. Pesquisas indicam que as pessoas que se exercitam regularmente são tão ocupadas quanto aquelas que usam essa desculpa para não se exercitar. Conheci grandes empresários, atarefados em um nível indescritível, e mesmo assim, eles entendiam a importância vital de arranjar um tempo para estar em movimento. No entanto, quando trabalhei com funcionários de uma grande fábrica, entendi a dificuldade que algumas pessoas podem ter em arranjar tempo para cuidar de si mesmo. Alguns funcionários acordavam as 4h da manhã e só chegavam em casa as 20h, já estafados. De qualquer forma, mesmo nesses casos, já conheci atletas amadores de corrida que acordam as 4h para treinar, ou dão um jeito na rotina para acomodar a atividade física, mesmo a noite e reforçando a intensidade e duração nos fins de semana.”-
Como vês, para ti e para mim escrevo, é necessário priorizar!
- Colocar na agenda o teu nome (eu já o faço há alguns anos);
- Dar uma horário mais extenso do que aquele que achas que precisas, ou seja, demoras 1h no spa – dar 2h;
- Escreve os compromissos por prioridade – o mais importante para o dia, para a semana e para o mês e assim sucessivamente;
- Coloca na agenda umas 2h na semana (eu gosto de faze lo ao domingo) para programação da semana seja pessoa, profissional e financeira;
- Escreve os teus objetivos (SONHOS) para o mês ou para a semana – vê o que funciona contigo;
- Escreve o que precisas de SER, fazer para os atingires.
- Encoraja-te quando os alcanças!
- SONHA, SONHA muito!! FAZ por esses SONHOS se TORNAREM REAIS. — > CO-CRIA!
Uma semana cheia de SONHOS.
Lembra-te que o desafio de 21 dias, está quase a começar!
Para te inscreveres, clica aqui:https://holovirya.pt/desafio-21-dias/
Já esta quarta feira, dia 12! Aproveita e coloca na agenda 🙂 PRIORIZA-TE!